domingo, 9 de maio de 2010


O que é democracia ?


Bom... no mundo atual pode ter vários significados !

Muitos conhecem o significado "governo do povo para o povo.".
Não está certo.

O termo "democracia" em sua origem grega significa "o poder do povo".

Muitos tb entendem o termo como sendo exemplo de "liberdade"...
Porém o termo "democracia" não é sinônimo de "liberdade", uma vez que o termo "povo" não significava "todas as pessoas" na Grécia clássica onde o termo surgiu.
Apenas os cidadãos atenienses eram "povo" e tinham poder e liberdade, grande parte da população de Atenas era composta de servos ou escravos e não tinham poder nem liberdade, não eram considerados "povo".
As mulheres gregas tb não tinham direito a voto.



Cidadãos gregos

A liberdade é buscada em uma outra instituição, o - "Estado de Direito" - onde todas as pessoas de uma nação devem ser - iguais perante a lei - onde todas as pessoas devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres segundo a lei, onde a liberdade de ir e vir é instituída segundo a lei, e onde também a liberdade civil, política e econômica é instituída para todos os indivíduos segundo a lei.



Todos são iguais perante a LEI


O acréscimo do complemento "segundo a lei" é fundamental, pois se o indivíduo infringir a lei a sua liberdade deixará de existir.
É evidente que tal instituição em sendo feita e exercida por humanos ela jamais será perfeita, necessitando de contínuos ajustes, que também jamais serão perfeitos.


Feita essa observação que considero muito importante podemos constatar que no mundo atual é obrigatório quando se fala em democracia colocar o respectivo "adjetivo" que a identifica.

Hugo Chavez classifica o que existe na Venezuela como sendo democracia, o mesmo fazem os Castro em Cuba, os primeiro-ministros da Australia ou do Japão também classificam o que existe em suas nações como democracia, os aiatolas no Irã também dizem que no Irã existe democracia, e assim também se definem o governo chinês, russo, brasileiro, inglês, boliviano, negeriano, coreanos, etc.
Porém uma coisa é certa, em nenhum deles é a mesma coisa !

Em resumo temos 3 tipos de "democracia" auto afirmada por seus defensores:

- a democracia islâmica.
- a democracia socialista.
- a democracia liberal.

E dentro delas existem diversas variantes.

A democracia socialista da Venezuela não é a mesma democracia socialista de Cuba, e as duas por sua vez não são a mesma coisa que a democracia socialista da China.

A democracia liberal da Australia não é a mesma democracia liberal da Russia, que por sua vez não é a mesma democracia liberal do Peru.

A democracia islâmica do Irã não é a mesma que a do Kuwait que por sua vez não é igual a da Libia.

Deixemos de lado a democracia islâmica que não é tão comentada e tentemos examinar as outras duas.


Quando um socialista se refere a democracia ele está se referindo a que ?
Está se referindo a um poder estatal que privilegia o coletivo e reprime o individualismo.
Para que isso exista é necessário que exista um estado forte que possa reprimir o individualismo e forçar o coletivismo.
E este estado socialista forte, segundo as palavras do mentor do socialismo, deverá ser conduzido exclusivamente pelos comunistas, que, segundo Marx, são os únicos que tem competência intelectual para conduzir os demais [vide texto], e desta forma, os destinos de uma democracia socialista serão determinados pelos comunistas no poder.
Um exemplo disso é Cuba onde Fidel e Raul Castro e seus companheiros comunistas estão no poder a mais de 50 anos.
Na democracia socialista, excluindo os "intelectuais" comunistas que estão acima dos demais, todos em teoria serão iguais, não importando em quais condições de qualidade de vida essa igualdade exista.
Em geral, os comunistas tem um líder (Lenin, Staiin, Mao, Pol Pot, Ho Chi Minh, Castro, etc), e este líder detém o poder até sua morte.
Essa é a democracia socialista.

A democracia liberal por sua vez privilegia o indivíduo, a liberdade individual.
Para que isso exista é necessário a existência de um estado baseado no Estado de Direito, respeitando uma lei maior, a Constituição, que determina iguais condições (direitos e deveres) a todos os indivíduos da nação e a ela estão submetidos 3 poderes, o executivo, o legislativo e o judiciário.
Os poderes encarregados de conduzirem esse processo são eleitos pelo voto secreto de todo o povo para eleger representantes temporários no caso dos dois primeiros poderes, no caso do poder judiciário os representantes são escolhidos por concurso público.
Na democracia liberal a igualdade econômica não é determinada pelo estado, é determinada pela competência e habilidades de cada indivíduo, mas, o estado garante condições mínimas de existência nas democracias liberais, é o chamado "estado do bem estar social".
Essa é a democracia liberal.


Fazendo uma comparação entre as duas podemos afirmar que a democracia socialista é semelhante a sociedade dos insetos, onde existe uma rainha de onde emana toda a vida, e operárias, todas iguais e produtoras de comida.
O socialista quer negar a sua natureza humana.



Sociedade dos insetos


E podemos afirmar que a democracia liberal é semelhante a sociedade dos mamíferos, onde a base é a família autônoma, e onde os indivíduos são diferentes e competem entre si por parceiros sexuais para gerar vida e também competem por comida e na parte econômica em geral.
O liberal tenta aceitar e conviver com a sua natureza humana.



mamíferos

O destino e a sobrevivência da espécie humana a longo prazo depende de qual desses três tipos de indivíduos humanos vai sobreviver e melhor enfrentar não só aos acontecimentos adversos no planeta como também aos possíveis fatores adversos provenientes de outras formas de vida alienígena.

***

Manifesto Comunista


PARTE 2 - PROLETÁRIOS E COMUNISTAS

Qual a posição dos comunistas diante dos proletários em geral?
Os comunistas não formam um partido à parte, oposto aos outros partidos operários. Não têm interesses que os separem do proletariado em geral.
Não proclamam princípios particulares, segundo os quais pretenderiam modelar o movimento operário.
Os comunistas só se distinguem dos outros partidos operários em dois pontos:

1) Nas diversas lutas nacionais dos proletários, destacam e fazem prevalecer os interesses comuns do proletariado, independentemente da nacionalidade.

2) Nas diferentes fases por que passa a luta entre proletários e burgueses, representam, sempre e em toda parte, os interesses do movimento em seu conjunto.
Praticamente, os comunistas constituem, pois, a fração mais resoluta dos partidos operários de cada pais, a fração que impulsiona as demais; teoricamente têm sobre o resto do proletariado a vantagem de uma compreensão nítida das condições, da marcha e dos resultados gerais do movimento proletário."


E Marx em seguida, no Manifesto Comunista, determina as característica do estado socialista, ou, da "democracia socialisata":

"... nos países mais adiantados, as seguintes medidas poderão geralmente ser postas:

1. Expropriação da propriedade latifundiária e emprego da renda da terra em proveito do Estado;

2. Imposto fortemente progressivo;

3. Abolição do direito de herança;

4. Confiscação da propriedade de todos os emigrados e sediciosos;

5. Centralização do crédito nas mãos do Estado por meio de um banco nacional com capital do Estado e com o monopólio exclusivo;

6. Centralizarão, nas mãos do Estado, de todos os meios de transporte;

7. Multiplicação das fábricas e dos instrumentos de produção pertencentes ao Estado, arroteamento das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas, segundo um plano geral;

8. Trabalho obrigatório para todos, organização de exércitos industriais, particularmente para a agricultura;

9. Combinação do trabalho agrícola e industrial, medidas tendentes a fazer desaparecer gradualmente a distinção entre a cidade e o campo;

l0. Educação pública e gratuita de todas as crianças, abolição do trabalho das crianças nas fábricas, tal como é praticado hoje. Combinação da educação com a produção material etc."

Estas são as bases da democracia socialista decretadas por Karl Marx.



***

Comunidade no Orkut
"Marx é inquestionável !?"

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=47930640



***

Outros blogs

http://shameusblogs.blogspot.com/


Obrigado pela visita !


***


Início da contagem de visitas em 01-10-2010.







Free Hit Counter

Nenhum comentário:

Postar um comentário